Liga Acadêmica de Oncologia
da Universidade Federal do Ceará
Photo by National Cancer Institute on Unsplash
Osteossarcoma: o que é?
O osteossarcoma é o tumor ósseo maligno primário mais prevalente na população infantojuvenil, correspondendo de 3% a 5% de todas as neoplasias nesta faixa etária, com pico de incidência entre a segunda e terceira décadas de vida. Os locais mais frequentes deste tipo de tumor são o fêmur distal, área do joelho (tíbia proximal) e ombro (úmero proximal).
Sinais de alerta
Dor e inchaço local, associada ou não a massas de partes moles podendo com o tempo interromper as atividades diárias.
Detecção precoce
Atualmente, ainda não existem exames de rastreamento recomendados para esse tipo de câncer.
Prevenção
Embora o risco de desenvolver câncer possa ser diminuído modificando o estilo de vida, por exemplo, mantendo um peso saudável, atualmente não existem formas conhecidas para evitar o ostessarcoma. Algumas condições genéticas e hereditárias podem aumentar a possibilidade de seu desenvolvimento, porém, não há maneiras de preveni-lo especificamente.
Referências
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Osteossarcoma – versão para profissionais de saúde. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil/osteossarcoma/profissional-de-saude Acesso em: 21 de agosto de 2020.
INSTITUTO ONCOGUIA. Detecção precoce do osteossarcoma. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-osteossarcoma/. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
INSTITUTO ONCOGUIA. Como prevenir o osteossarcoma. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-prevenir-o-osteossarcoma/ Acesso em: 21 de agosto de 2020.
HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS. Osteossarcoma. Disponível em: https://www.hcancerbarretos.com.br/osteossarcoma Acesso em: 26 de agosto de 2020.