Liga Acadêmica de Oncologia
da Universidade Federal do Ceará
Photo by National Cancer Institute on Unsplash
Tumor de Wilms: o que é?
O Tumor de Wilms (também conhecido como Nefroblastoma) é um tumor maligno originado no rim. É o tipo de tumor renal mais comum na infânciae pode acometer um ou ambos os rins. A causa é desconhecida e o diagnóstico precoce é fundamental para melhores chances de cura.
Fatores de risco
O tumor de Wilms começa ainda no feto. Quando o bebê nasce, algumas das células do rim continuam a se desenvolver e amadurecer ao longo de três ou quatro anos. Nas crianças com tumor de Wilms, essas células não amadurecem e continuam a se reproduzir de forma acelerada.
Algumas condições clínicas e síndromes genéticas podem estar associadas a um maior risco de desenvolver o Tumor de Wilms, como a síndrome de WAGR (Tumor de Wilms, Anidiria, anormalidade genitourinárias e retardo mental), síndrome de Beckwith-Wiedemann, história familiar de Tumor de Wilms, eniridia isolada e hemihipertrofia isolada.
Sinais e sintomas
Na maioria dos casos, os pacientes apresentam massa palpável e endurecida em exame clínico de rotina ou que detectado pelos próprios cuidadores. Outros sintomas podem estar presentes como infecção urinária, sangue na urina, hipertensão arterial e dor abdominal, náusea, vômitos, perda de apetite, respiração curta e constipação.
Diagnóstico
Uma anamnese e exame físico detalhados são essenciais para a suspeita do diagnóstico.
Os exames de imagem têm papel fundamental no diagnóstico deste tipo de tumor. A ultrassonografia abdominal é um exame de alto valor nesses casos por ser de mais fácil acesso e execução.
Para melhor avaliação da tumoração, é preconizada uma tomografia computadorizada de abdome e pelve e/ou ressonância magnética de abdome.
Os exames laboratoriais são úteis para avaliar a condição clínica do paciente, presença de anemia, alteração da função renal e/ou coagulopatias.
Na maioria das vezes, não há necessidade de biopsia para o diagnóstico de tumor de Wilms.
Tratamento
A abordagem do Tumor de Wilms abrange tratamento combinado que inclui quimioterapia, cirurgia para ressecção do tumor e/ou radioterapia. O Tumor de Wilms é um dos tipos de tumores na infância com maior chance de cura, com uma sobrevida elevada, podendo chegar a 95% de cura, se descoberto e tratado precocemente. O tratamento engloba cirurgia, em geral envolvendo nefrectomia, além de quimioterapia e radioterapia, o que pode acarretar efeitos adversos a médio e longo prazo.
Referências
INSTITUTO ONCOGUIA. Sinais e sintomas de Tumor de Wilms. 2017. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-tumor-de-wilms/4834/623/. Acessado em: 30 de agosto de 2020.
A.C.CAMARGO CANCER CENTER. Wilms. 2020. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/tipos-de-cancer/wilms. Acessado em: 30 de agosto de 2020.