Liga Acadêmica de Oncologia
da Universidade Federal do Ceará
Photo by National Cancer Institute on Unsplash
Leucemia: o que é?
Doença maligna dos glóbulos brancos, que tem início nas células-tronco da medula óssea. Apresenta como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
Sinais de alerta
Anemia, fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, sangramentos na gengiva e nariz, manchas roxas ou pontos roxos na pele (petéquias), inchaço nos gânglios linfáticos, febre e suor noturno, perda de peso, inchaço do baço ou fígado.
Detecção precoce
Realizada por meio da investigação de sinais e sintomas:
-
Palidez, cansaço e febre;
-
Aumento de gânglios;
-
Infecções persistentes ou recorrentes;
-
Hematomas, petéquias e sangramentos inexplicados;
-
Aumento do baço e do fígado.
Prevenção
Normalmente, os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentam nenhum fator de risco conhecido que possa ser modificado. Dessa forma, a maioria dos casos de leucemia não podem ser evitados. Obs.: o tabagismo se correlaciona com aumento do risco de Leucemia Mieloide Aguda.
Referências
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Leucemia. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia Acesso em: 21 de agosto de 2020.
A.C. CAMARGO CANCER CENTER. Mitos ou verdades sobre leucemia. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/mitos-e-verdades/mitos-ou-verdades-sobre-leucemia Acesso em: 21 de agosto de 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA. Leucemias. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/ Acesso em: 26 de agosto de 2020.