top of page
WhatsApp Image 2020-09-25 at 19.26.46.jp

Photo by National Cancer Institute on Unsplash

Retinoblastoma: o que é?

O retinoblastoma, apesar de raro, é o tumor intraocular mais comum da infância e corresponde a 2,5 a 4% de todas as neoplasias pediátricas. A cadeia de eventos que leva ao retinoblastoma é complexa, mas se inicia com uma mutação no gene Rb ou RB1. Este tipo de câncer pode ter duas apresentações clínicas distintas: 1- bilateral ou multifocal: é geralmente hereditária e correspondente a até 25% de todos os casos, caracterizada pela presença de mutações germinativas do gene RB1, que podem ser herdadas de um sobrevivente afetado ou ser resultado de uma nova mutação germinativa; e 2- unilateral ou unifocal: corresponde a 60 a 75% de todos os casos, onde 90% dos quais não são hereditários e são considerados esporádicos.

Sinais e sintomas de alerta

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, que é o reflexo branco na pupila conhecido como reflexo do olho de gato. Em outras palavras, trata-se do reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Esse sinal muitas vezes só pode ser notado em algumas posições do olhar, à luz artificial quando a pupila estiver dilatada ou em fotos quando a luz do flash bate sobre os olhos. Outros sinais e sintomas do retinoblastoma, que podem acometer somente um ou os dois olhos são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz), dificuldade visual, dor e proptose (protrusão dos olhos).

Prevenção

Não há como prevenir, mas o diagnóstico precoce é fundamental.

Detecção precoce

  • Avaliação atenta dos olhos durante exame físico.

  • Educação dos pais e familiares sobre os possíveis sinais e sintomas do retinoblastoma.

  • O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença. O teste é simples e pode detectar qualquer alteração no eixo visual, levantando a suspeita da existência de um tumor, que pode ser confirmado pelo exame de fundo de olho.

Referências

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Retinoblastoma - versão para Profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/retinoblastoma/profissional-de-saude/. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

 

INSTITUTO ONCOGUIA. Detecção precoce do retinoblastoma. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/deteccao-precoce-do-retinoblastoma/10710/636/. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

bottom of page